6 motivos para você começar a usar o óleo de coco agora!

Imagem de destaque do Artigo: 6 motivos para você começar a usar o óleo de coco agora!
09/03

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o óleo de coco, e não foi à toa. Ele tem se mostrado como um verdadeiro coringa dentro da cozinha, isso porque apresenta inúmeros benefícios à nossa saúde, podendo compor a lista de ingredientes de pratos tanto doces quanto salgados. Ficou curioso para ...

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o óleo de coco, e não foi à toa. Ele tem se mostrado como um verdadeiro coringa dentro da cozinha, isso porque apresenta inúmeros benefícios à nossa saúde, podendo compor a lista de ingredientes de pratos tanto doces quanto salgados.

Ficou curioso para saber mais sobre o óleo de coco e seus benefícios para a saúde? Então confira o artigo que preparamos sobre o assunto e descubra por que utilizar óleo de coco no preparo das alimentações é uma excelente forma de garantir que sua saúde fique em dia. 

Produtos oriundos do coco, como farinha, manteiga, açúcar e o próprio óleo estão cada vez mais presentes em nossa rotina. Isso se deve, em especial no caso do óleo de coco, à sua composição que é feita por ácidos graxos de cadeia média, os chamados AGCM. 

Essas substâncias são muito facilmente absorvidas pelo intestino e, posteriormente, transformadas em fonte de energia para o corpo. Tudo isso com o benefício de não alterar em nada os níveis de colesterol no sangue. 

Isso acontece porque a extração do óleo de coco é feita a frio, classificando-o assim como uma gordura saturada. Dessa forma, ele possui benefícios inúmeros, como o de redução dos níveis de colesterol ruim, por exemplo.

6 motivos para você começar a usar óleo de coco agora

 1 – Contribuição para com o processo de emagrecimento

Hoje existem diversos mitos a respeito do óleo de coco, dizer que ele faz perder peso, por exemplo, é um desses grandes mitos. O que acontece é que ele ajuda a proporcionar e manter a saciedade por mais tempo, o que auxilia no emagrecimento de forma indireta. Outro benefício nesse sentido é o fato de acelerar o metabolismo, ajudando a queimar gorduras de forma mais rápida. 

2 – É versátil

Como já citamos no começo desse artigo, é possível utilizar o óleo de coco tanto em preparos doces quanto salgados. Desde como tempero para saladas até em receitas para bolos, o seu uso culinário é bastante geral e versátil. 

3 – Excelente aliado no combate à prisão de ventre

Esse é um problema que frequentemente atinge milhares de pessoas. Nesse sentido, como o óleo de coco é uma gordura boa, ele auxilia de forma direta no processo de digestão dos alimentos, fazendo com que a passagem da comida pelo trato digestivo seja facilitada.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Nosso organismo sempre está sujeito a resfriados e gripes mais fortes, principalmente em dias mais frios. E aqui podemos conferir mais um benefício do óleo de coco: ele é rico em vitaminas A, E e K, e também possui efeito anti-inflamatório, atuando de forma poderosa contra o risco de doenças crônicas através desses antioxidantes.

5 – Fonte de energia de forma instantânea

Um excelente pré-treino, o óleo de coco pode ser adicionado às suas refeições antes de praticar alguma atividade física, pois sua rica fonte de energia atua de forma rápida no organismo, proporcionando um pique extra de energia.

6 – Substitui o óleo convencional

Até mesmo as comidas mais simples, como o arroz e o feijão, podem ser preparadas com óleo de coco sem perderem o sabor original de quando são preparados com outros tipos de óleo. Além de não alterar o sabor da refeição, o prato ainda se torna mais nutritivo e com inúmeros benefícios à saúde. 

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?