Benefícios que a abóbora traz para sua saúde!

Imagem de destaque do Artigo: Benefícios que a abóbora traz para sua saúde!
15/10

Você deve saber que para cuidar da saúde devemos ter uma atenção redobrada com a nossa alimentação. Uma dieta equilibrada ajuda na prevenção e combate de inúmeras doenças, além de auxiliar no funcionamento do organismo. Se você se preocupa em incluir alimentos nutritivos e saborosos no seu cardápio,...

Você deve saber que para cuidar da saúde devemos ter uma atenção redobrada com a nossa alimentação. Uma dieta equilibrada ajuda na prevenção e combate de inúmeras doenças, além de auxiliar no funcionamento do organismo. Se você se preocupa em incluir alimentos nutritivos e saborosos no seu cardápio, precisa conhecer os benefícios que a abóbora traz para sua saúde!

Propriedades da abóbora

A abóbora possui diversos nutrientes como vitaminas A e C, além de ter cálcio, fósforo e uma enorme quantidade de fibras.

Saiba a diferença que cada um deles pode fazer no seu organismo:

•Benefícios da abóbora para os olhos

Além da vitamina A, a abóbora possui luteína e zeaxantina. Estas substâncias auxiliam na saúde dos olhos, evitando doenças como a catarata. Seus antioxidantes também protegem a retina contra os raios UV.

•Benefícios da abóbora para o coração

Graças à presença de folatos, magnésio, potássio e carotenoides esta hortaliça ajuda no bom funcionamento do coração. Isso porque ajuda a controlar a hipertensão e a arteriosclerose, ou seja, o endurecimento das artérias.

•Benefícios da abóbora para os ossos

O magnésio e o zinco presentes na abóbora fortalecem os ossos e os dentes. Esses minerais têm papel importante na absorção de cálcio pelo organismo, portanto contribuem na prevenção da osteoporose.

•Benefícios da abóbora para os rins

Em casos de mau funcionamento renal ou doenças na vesícula uma boa opção é o suco de abóbora. Além disso, úlceras e acidez podem ser prevenidas por meio do seu consumo.

Abóbora ajuda no controle de doenças

Os carotenoides presentes na abóbora auxiliam na prevenção do câncer e de doenças cardíacas. Além disso, por possuir magnésio também contribui na diminuição do stress, já que o mineral tem papel importante na fabricação de serotonina.

Suas sementes têm ação antioxidante e auxiliam no combate ao colesterol ruim. Seu consumo é indicado para quem sofre de diabetes, pois também ajudam na fabricação de insulina.

Uma aliada da beleza

O betacaroteno presente na abóbora fortalece o sistema imunológico e é ótimo para a saúde dos cabelos e pele. Se você também gosta de um corpo bronzeado, este composto ajuda a manter uma cor firme.

Além disso, sua ação antioxidante auxilia no combate dos radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo e causam envelhecimento das células.

Uma aliada na prática esportiva

Pra quem é adepto dos exercícios físicos o consumo de sementes de abóbora é ótimo para ajudar na hipertrofia muscular. Isso porque as proteínas presentes em sua composição auxiliam na construção da fibra dos músculos.

Além disso, o magnésio e o zinco são essenciais para fornecer nutrientes aos músculos, aumentando a sua resistência. Por ser uma hortaliça de baixa caloria e baixo índice glicêmico, também são utilizadas por quem quer emagrecer.

Como aproveitar todas as partes da abóbora

Não há dúvidas de que todas as partes da abóbora são muito nutritivas. As sementes, além de tudo, são ricas em ferro, magnésio e potássio, e possuem ação vermicida. Também são uma ótima opção de aperitivo! Basta lavá-las, secá-las bem e assá-las no forno. A casca também possui grande quantidade de fibras e vitamina C, por isso, uma opção interessante é consumi-la junto com a polpa.

Existem diversos tipos de abóbora: brasileira, japonesa, moranga… Escolha as suas preferidas e não deixe faltar essa deliciosa hortaliça na sua dieta!

Confira outros posts sobre alimentação no meu blog.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?