Como o whey protein age no tratamento da obesidade?

Imagem de destaque do Artigo: Como o whey protein age no tratamento da obesidade?
28/09

Sono, genética, seu programa de treinamento, nutrição e estresse, todos desempenham um papel em como seu corpo parece e como você se sente. Se você já faz dieta e pratica atividade física regularmente e mesmo assim não consegue reduzir a gordura corporal, o whey protein pode ser um grande aliado. o q...

Sono, genética, seu programa de treinamento, nutrição e estresse, todos desempenham um papel em como seu corpo parece e como você se sente. Se você já faz dieta e pratica atividade física regularmente e mesmo assim não consegue reduzir a gordura corporal, o whey protein pode ser um grande aliado.

o que é whey protein?

Whey protein é uma proteína do leite que é o subproduto líquido da produção de queijo. Na forma de suplemento, a proteína de soro vem em três formas:

Concentrado

O concentrado contém entre 29-89 por cento de proteína, dependendo do produto específico. Também tem alguma gordura e lactose. Os concentrados geralmente têm mais compostos bioativos do que as formas mais refinadas da proteína do soro do leite. Isso significa que eles têm mais nutrientes, mas também podem torná-los mais difíceis de digerir se você for sensível a laticínios.

Como o concentrado proteico de soro de leite é o tipo de proteína de soro mais rico em carboidratos e gorduras, ele é um pouco mais elevado em calorias do que o isolado ou um hidrolisado. Mas, é uma boa escolha para substituir uma refeição, caso não consiga fazê-la. É também o tipo mais acessível de whey.

Isolado

O isolado de proteína de soro de leite foi filtrado de modo a conter menos gordura, colesterol e lactose do que o concentrado de proteína de soro e 90% ou mais de proteína. O whey isolado é rico em proteínas, é de fácil digestão e versátil.

Hidrolisado

O hidrolisado é o tipo mais puro e refinado de proteína de soro de leite. Já está parcialmente quebrado (pré-digerido, em certo sentido), por isso é mais fácil de absorver. É um pouco mais caro do que outras opções de proteína de soro de leite, mas vale a pena pela sua ação rápida e digestibilidade.

Como o whey pode auxiliar no tratamento para obesidade?

Consumir whey protein pré ou pós-treino pode ajudá-lo a favor do crescimento muscular e ganhos de força ao longo do tempo. Mas esta proteína essencial também pode ajudar a perder gordura.

Whey protein é rico em leucina

A leucina é um aminoácido que desempenha um papel fundamental na síntese de proteínas musculares. A síntese de proteínas não apenas constrói seus músculos, o processo também queima algumas calorias. Além disso, estimula a oxidação de ácidos graxos (ou seja, a queima de gordura).

Whey oferece a sensação de saciedade

De todos os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), a proteína é a melhor para fazer com que você se sinta satisfeito. Se você estiver cortando calorias, escolher alimentos que ofereçam essa sensação ajudará a tornar a dieta menos estressante.

Te dá mais disposição no dia a dia

Esse suplemento, especificamente, te auxilia a repor as energias. Dessa forma, consequentemente, você tem mais disposição na hora de praticar atividades físicas, aumentando a perda de calorias. Ainda no processo, a fabricação de insulina é estimulada, atuando como um agente de prevenção contra a diabetes tipo 2 e também a obesidade.

Conclusão

Se você quiser perder gordura corporal, o whey protein pode ser um ótimo aliado na sua rotina. Além dos benefícios como saciedade e proteção muscular, esse suplemento pode ser o impulso que faltava para manter a composição do seu corpo na direção certa. Por isso é super recomendado procurar um Nutricionista para auxiliá-lo!

Leia também: Whey Protein: Mitos e Verdades

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?