Conheça 10 alimentos com o poder anti-inflamatório

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17/05

Considerando a afirmação de que somos aquilo que comemos, na hora de escolhermos o que ingerir podemos optar por alimentos funcionais que melhoram o nosso sistema imunológico e nos auxiliam na prevenção de doenças.  Comendo de forma correta, diminuímos e muito as chances de termos que recorrer à...

Considerando a afirmação de que somos aquilo que comemos, na hora de escolhermos o que ingerir podemos optar por alimentos funcionais que melhoram o nosso sistema imunológico e nos auxiliam na prevenção de doenças. 

Comendo de forma correta, diminuímos e muito as chances de termos que recorrer às farmácias em busca de remédios para tratarmos doenças que podem ser facilmente prevenidas e tratadas, por meio de alimentos naturais, que podem ser adquiridos até em uma horta simples em nossa casa.

Diante disso, vou lhe apresentar alguns alimentos que desempenham funções anti-inflamatórias em nosso organismo e que ajudam a diminuir o nível de substâncias que causam os processos inflamatórios, tornando o corpo mais forte às doenças infecciosas.

Hortaliças verdes 

Hortaliças como couve e espinafre de cor verde-escuro são essenciais para quem busca uma dieta balanceada e saudável. Por apresentar funções alcalinizantes, elas ajudam a equilibrar o pH do corpo, diminuem a acidez do organismo e, consequentemente, os níveis de inflamação cai. Para facilitar a ingestão e o fortalecimento do sistema imunológico, você pode recorrer diariamente ao famoso suco verde.

Gengibre

O gengibre é dos alimentos mais completos, quando o assunto é a busca por remédios naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Com isso, se apresenta como um forte aliado contra dores causadas pela artrite e os sintomas de infecções respiratórias, de doenças como asma e bronquite.

Azeite extravirgem

Rico em polifenóis, o azeite é um excelente antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, possui ácido alfa-linolênico, substância que auxilia no combate de diversas inflamações. 

Frutas vermelhas

Além de saborosas, alimentos como morango, amora, possuem um alto teor de antioxidantes e, consequentemente, grande poder anti-inflamatório. Além disso, são oferecem vitamina C, ao corpo, que ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Abacate

A fruta oferece uma série de nutrientes que ajudam a desintoxicar o fígado. Um a delas é o beta-sitosterol, substância que funciona como um anti-inflamatório natural, sem falar na ação antioxidante. É rico em gordura boa também, fiz um artigo somente sobre ele aqui!

Linhaça

A linhaça auxilia na proteção do organismo no combate a vírus e bactérias, devido ao seu alto índice de ômega 3. Suas propriedades anti-inflamatórias ainda aliviam os sintomas de bronquite, além de combater o processo inflamatório dos rins e em doenças respiratórias como exemplo a asma.

Nozes e amêndoas

Além de serem fontes importantes de ômega 3, essas oleaginosas ajudam a combater problemas nas articulações e de inflamações.

Peixe 

Sendo uma das principais fontes de ômega-3 e de ácido graxo, o peixe auxilia de forma direta no combate às inflamações. Especialistas indicam o consumo semanalmente, principalmente para quem sofre com doenças inflamatórias a exemplo da artrose, artrite reumatoide e dores nas articulações em geral.

Abóbora

A abóbora ajuda a combater doenças de  pele e dos pulmões. O vegetal ainda oferecem antioxidantes que  previnem o envelhecimento celular.

Repolho roxo

O alimento é fonte de antocianinas, um importante anti-inflamatório natural e ainda possui glutamina e polifenóis, que também combatem o processo de inflamação no organismo.

Em meio a tantas opções, não deixe de ingerir esses alimentos em sua dieta! Conquiste agora mesmo saúde e qualidade de vida com alimentos funcionais! Veja em meu INSTAGRAM mais dicas para você aplicar no seu dia a dia!

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

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