Dieta Low Carb: Entenda como ela funciona e o que ela faz com o seu corpo

Imagem de destaque do Artigo: Dieta Low Carb: Entenda como ela funciona e o que ela faz com o seu corpo
30/08

Diversos estudos nos mostram que a redução de carboidratos, ao invés de reduzir gorduras, é muito melhor para a saúde e para o emagrecimento em si, além de conseguir ser muito mais simples de se manter.  Você poderá emagrecer com menos ou mais carboidratos, desde que as fontes dos mesmos sejam e...

Diversos estudos nos mostram que a redução de carboidratos, ao invés de reduzir gorduras, é muito melhor para a saúde e para o emagrecimento em si, além de conseguir ser muito mais simples de se manter. 

Você poderá emagrecer com menos ou mais carboidratos, desde que as fontes dos mesmos sejam escolhidas de maneira inteligente, agindo como auxiliares para o bom funcionamento do seu organismo.

As dietas low carb estão em alta e não é de hoje. Vou explicar hoje para vocês como elas realmente funcionam e o que fazem com o seu corpo. 

Como funciona a dieta low carb 

Dietas low carb reduzem a ingestão de carboidratos, que normalmente estão na faixa de 50%, para muito menos de 40% diariamente. E é exatamente o que influencia para um emagrecimento acelerado.  Como a quantidade de carboidratos é extremamente reduzida, é preciso que seja controlada a quantidade dos macronutrientes que serão ingeridos. Ou seja, deverão ser mantidos os que possuam baixo índice glicêmico para que se tenham bons resultados.

O que é preciso entender é que a realidade fisiológica, hormonal e diária de cada indivíduo é que ditará o que é necessário para realmente uma pessoa emagrecer de maneira efetiva.


Realmente funciona reduzir a ingestão de carboidratos de maneira excessiva? 

É um erro tentar uma alimentação assim. Por quê? Porque simplesmente será muito mais fácil você abandonar esse tipo de dieta. É muito mais simples você investir em uma alimentação correta, sem que você desista no meio do caminho e sem antes mesmo de colher os benefícios. 

O maior erro está em ingerir pouca gordura. Quando você come pouca gordura, investindo em produtos desnatados e light, comendo o bom e velho peito de frango e apostando em dietas zero carb: está na hora de começar a rever sua vida.

Entenda: diversas pesquisas já comprovaram que consumir gorduras de boa qualidade não irá causar doenças cardiovasculares, como também o colesterol alimentar não irá aumentar o seu colesterol.

Como a dieta low carb auxilia no emagrecimento

O pâncreas produz o hormônio glucagon, que está relacionado às células alfas do nosso organismo, que tem como função principal aumentar a glicose.  Quando você passa a consumir alimentos que possuam baixo índice glicêmico, com mais proteína e mais fibras, o glucagon será o grande aliado para queimar as gorduras acumuladas no seu corpo.

Quando você faz uma dieta rica em carboidratos, você exige uma maior quantidade de insulina do seu pâncreas. O que acaba por inibir a produção de glucagon e dessa maneira, você acumula mais gordura. É sempre indicado não reproduzir nada sem o acompanhamento de um profissional. Nesse caso o nutricionista poderá adequar o melhor programa nutricional para os seus objetivos!

Acesse meu canal no Youtube e conheça sobre outros assuntos sobre saúde e performance.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?