Ovo inteiro: Conheça os benefícios da gema!

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25/06

Houve tempos em que ele era bastante condenado. Por ser considerado uma fonte de colesterol, muita gente tinha até mesmo receio de incluir este produto na dieta. Hoje seus benefícios são mais bem reconhecidos, especialmente por quem pratica musculação e atividades físicas regulares. O que é claro, n...

Houve tempos em que ele era bastante condenado. Por ser considerado uma fonte de colesterol, muita gente tinha até mesmo receio de incluir este produto na dieta. Hoje seus benefícios são mais bem reconhecidos, especialmente por quem pratica musculação e atividades físicas regulares. O que é claro, não fez com que todas as dúvidas desaparecessem. Se você é da turma que não perde um treino na academia já deve ter matado esta charada. Pois eu estou falando do ovo!

Rico em vitaminas e minerais

Todo mundo sabe que este produto é rico em nutrientes. Na busca por uma alimentação mais saudável é muito comum que as pessoas façam o uso das claras do ovo. Afinal, estas possuem aproximadamente 3,0 g de proteína, 15 calorias e absolutamente nada de gordura. Mas a velha história do colesterol ainda faz muita gente descartar por completo as gemas. Pois saiba que com isto você deixa de consumir a parte mais nutritiva do ovo! Mas e a presença do colesterol, como fica? Não faz mal?

Composição nutritiva do ovo

Primeiro, é importante deixar claro quais são os benefícios da gema de ovo. Você sabia que ela possui grandes quantidades de vitaminas lipossolúveis, por exemplo? Estas substâncias estão disponíveis nos tipos A, D, K e E. Mas as vitaminas também marcam presença através do complexo B – B12 e B6, por exemplo. Em termos de nutrientes estão presentes em peso cálcio, fósforo, ferro e zinco. E a gema ainda é rica em ácidos graxos essenciais, como o Omega-3! Sim, a mesma gordura saudável encontrada nos peixes e que faz tão bem ao sistema nervoso.

Benefícios do HDL presente na gema

Vale lembrar ainda que o Omega-3 é responsável por controlar as gorduras no sangue. Mas tudo isto não vai mudar o fato de que o ovo possui colesterol, não é mesmo? Verdade. Mas os estudos apontam que é o colesterol bom, ou HDL, que é aumentado com o consumo deste produto. Ao contrário da versão ruim, este colesterol pode até reduzir o risco de doenças coronarianas.

E para quem pega pesado nos treinos, aí está um belo aliado. Afinal, o nosso corpo precisa deste colesterol. Por que desperdiçar este rico componente do ovo então? Ainda mais se pensarmos que clara e gemas juntas rendem um bom consumo proteico. Afinal, em conjunto elas têm mais de 6 g de proteína! Não menos importante é a presença de Lecitina na gema. Este nutriente promove uma boa dinâmica da membrana celular, o que resulta em melhor controle dos níveis de gordura e colesterol. E trata-se de um nutriente que não está presente em muitos alimentos. Este componente ainda vai atuar na melhora do sistema gastrointestinal.

Consuma o ovo inteiro e tenha mais benefícios

Viu só como o a gema é um componente riquíssimo de nutrientes e certeiro para gerar benefícios? Para quem pratica musculação consumir ovos inteiros pode melhorar a construção de músculos em até 40%. E tudo isto agregando nutrientes ao seu organismo para que você possa estar realmente saudável e em forma. Mas não se esqueça de consultar um profissional nutricionista a fim de montar a melhor dieta para os seus objetivos.

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Drª. Paula Leal, CRM 93528.

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