Por que devemos consumir mais gorduras para emagrecer?

Imagem de destaque do Artigo: Por que devemos consumir mais gorduras para emagrecer?
14/06

Cada vez mais e mais pessoas estão buscando métodos para emagrecer, seja por motivos estéticos, seja por questão de saúde. E, independentemente do motivo, emagrecer pode ser mais fácil para alguns e mais difícil para outros. No entanto, o que muita gente não sabe é que o consumo de gorduras pode ser...

Cada vez mais e mais pessoas estão buscando métodos para emagrecer, seja por motivos estéticos, seja por questão de saúde. E, independentemente do motivo, emagrecer pode ser mais fácil para alguns e mais difícil para outros. No entanto, o que muita gente não sabe é que o consumo de gorduras pode ser um grande aliado ao processo de emagrecimento.

Isso mesmo: pode parecer contraditório, mas existem alguns motivos que comprovam que o consumo de gordura pode sim te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais que tanto incomodam. Quer saber que motivos são esses e como isso acontece? Então confira o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

1 – Consumir gorduras é essencial

E é justamente por isso que você não pode simplesmente cortá-las de sua dieta. Tanto as proteínas quanto as gorduras são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mais especificamente, os aminoácidos essenciais (EAAS) e os ácidos graxos essenciais (EFAs). Como não podem ser produzidos naturalmente pelo nosso organismo, é essencial que o consumamos dentro de nossa dieta.

2 – A gordura e o transporte de vitaminas

Outra tarefa muito importante que as gorduras desenvolvem em nosso organismo é o transporte de vitaminas lipossolúveis, vitaminas essas que são essenciais para o desenvolvimento de diversas funções em nosso corpo. 

Vitaminas como, A, D, E e k são transportadas através da gordura, e também desempenham um significativo efeito da perda de peso pelo corpo. 

3 – A gordura e o processo de desaceleração do processo de digestão dos alimentos

Outro fator muito importante e até mesmo desconhecido a respeito da ação da gordura no organismo é que ela exerce um papel importante no processo de digestão dos alimentos. Ou seja, através do retardamento do processo de digestão, acabam diminuindo o índice glicêmico do que é consumido. Assim, funcionam de forma semelhante aos alimentos que contêm fibras. 

4 – A gordura possui um grande efeito sobre a fome

Você sabia que uma dieta rica em ácidos graxos pode diminuir consideravelmente a sua fome? Isso mesmo, e para perder peso, nada melhor do que se ver livre da sensação de fome, não é mesmo? O consumo de ácidos graxos ajuda a aumentar a saciedade, o que controla a fome e, consequentemente, provoca a perda de peso. 

5 – Hormônios da perda de gordura 

Como já falamos anteriormente, a gordura é responsável por conduzir algumas vitaminas pelo nosso corpo, e uma dessas vitaminas é a vitamina D, uma grande responsável pela síntese de hormônios responsáveis pela perda de gordura.

6 – A gordura acelera o metabolismo

Segundo apontam pesquisas, dietas com um baixo índice de gordura não fazem sentido algum. Isso porque elas não forçam o corpo a queimar gordura, mas sim o condicionam a queimar carboidratos, o que pode ser muito negativo, especialmente para a sua saúde. 

Dessa forma, suas dietas precisam ser voltadas à queima de gordura, e não a outro qualquer componente. 

E aí, entendeu porque é importante consumir mais gorduras para emagrecer? Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.  Para mais informações e assuntos como esse, não deixe de conferir meus artigos.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?