Clenbuterol: Conheça os riscos de consumir esse termogênico

Imagem de destaque do Artigo: Clenbuterol: Conheça os riscos de consumir esse termogênico
02/08

A vontade de perder peso rápido e conquistar o corpo perfeito faz com que muita gente recorra a medicamentos para emagrecer, e, sem a orientação médica apropriada, isso pode ser bastante arriscado. O clenbuterolUma dessas drogas é o clenbuterol (ou clembuterol), um remédio que serve para tratar pesso...

A vontade de perder peso rápido e conquistar o corpo perfeito faz com que muita gente recorra a medicamentos para emagrecer, e, sem a orientação médica apropriada, isso pode ser bastante arriscado.

O clenbuterol

Uma dessas drogas é o clenbuterol (ou clembuterol), um remédio que serve para tratar pessoas com asma, mas que também pode ser usado para perder uns quilinhos.

Isso acontece porque o clenbuterol dilata os brônquios, para fazer com que quem tem alguma dificuldade para respirar possa abrir as vias respiratórias, mas tem como efeito colateral a termogênese que acelera a perda de peso.

Resumindo: o clenbuterol é um termogênico que faz perder peso, o que faz dele uma substância anorexígena.

Você conhece os termogênicos, certo? São aquelas substâncias que aumentam a temperatura corporal através do estímulo de alguns sistemas do corpo, como o cardiovascular, nervoso central e o respiratório. Isso acelera o metabolismo basal e faz o corpo queimar a gordura mais rápido.

Características do clenbuterol

Apesar dos resultados comprovados para a perda de peso, é preciso ter muito cuidado ao usar medicamentos que tem o clenbuterol como princípio ativo. Isso porque a substância foi banida para uso humano no Brasil pela Anvisa por apresentar uma série de riscos à saúde, incluindo a morte. Por esse motivo, apenas são vendidos remédios com clenbuterol para uso veterinário.

São justamente essas fórmulas destinadas para transtornos respiratórios de animais, conhecidas como Vitapulmin e Pulmonil, que são utilizadas como acelerador de emagrecimento por muita gente.

Para que você não corra riscos desnecessários, eu separei a seguir os principais efeitos adversos do consumo do clenbuterol sem orientação médica. Confira!

Efeitos colaterais e riscos

Em pessoas com problemas cardiovasculares, a função termogênica da droga pode causar arritmia, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, esses dois últimos efeitos colaterais são os mais associados à mortalidade provocada pelo uso do clenbuterol.

As características do clenbuterol podem provocar danos permanentes na estrutura do coração e hipertrofia no ventrículo esquerdo, mesmo sendo consumido em pequenas quantidades para o tratamento de alguma condição respiratória.

O clenbuterol também tem propriedades estimulantes e que podem causar ou agravar casos de insônia, principalmente porque o medicamento dura muito tempo no organismo, aproximadamente 26 horas, período em que a pessoa pode ficar sem dormir.

O clenbuterol atua estimulando o sistema nervoso simpático de forma agressiva, por isso são esperados efeitos secundários parecidos com a injeção de catecolaminas, como a adrenalina, por exemplo.

Isso significa que os usuários frequentes do clenbuterol podem sentir nervosismo e tremores, além de náusea, taquicardia, dores de cabeça, vômitos e uma maior perda de água.

A ingestão de medicamentos à base de clenbuterol também pode causar câimbras regularmente, efeito causado pela perda de potássio e taurina que o consumo regular da droga pode provocar.

Cuidado antes de tomar qualquer remédio

O clenbuterol também pode viciar. O motivo de isso acontecer tem a ver com a diminuição da eficiência da droga com o passar do tempo, o que pode provocar o consumo de dosagem excessiva do remédio para manter a perda de peso.

Por fim, é preciso manter o alerta: sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. Como vimos, consumir clenbuterol não é brincadeira e pode causar efeitos colaterais sérios, então é melhor não correr riscos e falar antes com um especialista.

Falando em especialista, que tal conhecer o meu blog e ficar por dentro de tudo sobre nutrição esportiva, hormônios, endocrinologia e mais inúmeros assuntos que vão te ajudar a ter um corpo mais bonito e saudável?

Acesse: https://www.paulaleal.com.br/artigos. 

E me siga também nas redes sociais:

YouTube: youtube.com/drapaulaleal

Facebook: facebook.com/drapaulaleal

Instagram: instagram.com/drapaulaleal/

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?