Conheça as funções do endocrinologista e como ele pode ajudar atletas a ter um melhor desempenho

Imagem de destaque do Artigo: Conheça as funções do endocrinologista e como ele pode ajudar atletas a ter um melhor desempenho
19/01

Quem pratica algumtipo de esporte sabe muito bem que apenas o próprio esforço físico não ésuficiente para conseguir o melhor resultado. Isso porque o treinamento éapenas uma parte do dia-dia do atleta, que envolve também uma dieta equilibradae tempo razoável de descanso. O que muita gente desconhece...

Quem pratica algumtipo de esporte sabe muito bem que apenas o próprio esforço físico não ésuficiente para conseguir o melhor resultado. Isso porque o treinamento éapenas uma parte do dia-dia do atleta, que envolve também uma dieta equilibradae tempo razoável de descanso. O que muita gente desconhece é que outros fatoresque não dependem da disciplina ou esforço do atleta são igualmente importantespara a evolução do atleta. Questões metabólicas e hormonais, por exemplo,influenciam e muito a performance atlética. E é aí que entra o trabalho doendocrinologista .

Como você já devesaber, o endocrinologista é o médico especialista em cuidar de possíveistranstornos nas glândulas endócrinas, responsáveis por regular a liberação doshormônios em nosso sangue, que inibem ou estimulam os processos de metabolismono nosso corpo. Um exemplo dos hormônios é a testosterona, presente em homens emulheres, e essencial para o ganho muscular, por exemplo.

Não é à toa que aregulação hormonal é considerada um fator importantíssimo no cotidiano dequalquer atleta, seja amador ou profissional. Isso porque ela influencia não sóna performance atlética em si, como também na formação de músculos, redução degordura e controle do gasto calórico do atleta. 

De forma direta,uma das principais ações dos endocrinologistas é identificar possíveis deficiências hormonais com base em queixas especificas de cada paciente . Isso porque, cada indivíduo possui a sua própria taxa de produção de hormônios que influenciam no tipo de dieta e na quantidade de exercício que devem ter para conseguir atingir seus objetivos.

Verificar problemas hormonais que influenciam na performance

Muitas pessoassentem dificuldades de atingir a performance esportiva desejada mesmo seguindoa risca dietas e planos de exercícios. Em geral, a solução para esses problemastambém passa pela consulta com um endocrinologista . 

Isso porque doençascomo hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, não só podem atingirqualquer pessoa, como influenciam diretamente na absorção os nutrientes e naperformance atlética em si. O hipotireoidismo (causado pela falta dos hormôniosT3 e T4, produzidos pela glândula da tireoide) diminui o metabolismo, o quepode levar à perda de peso. Além disso, pode causar a redução da frequênciacardíaca e da capacidade do corpo de realizar o máximo esforço possível.

 Já ohipertireoidismo tende a causar o efeito contrário: uma perda excessiva depeso, que dificulta a absorção de nutrientes fundamentais para o atleta, alémde causar arritmia cardíaca e fraqueza muscular. Nesses dois casos, o trabalhodo endocrinologista é essencial, pois em ambos os casos, a falta da regulaçãodos hormônios pode levar a sérias complicações de saúde.

Verificar os motivos que o atleta tem encontrado dificuldades para atingir seus objetivos é apenas mais uma função do endocrinologista .

Suplementação Alimentar

Atletas de alto rendimento ou praticantes de esportes de alto gasto de teor calórico, como ciclismo e ou atletismo, costumam ter um metabolismo bastante acelerado e geralmente precisam de uma dieta específica. A dieta e as necessidades metabólicas diferente de praticantes de musculação que pretendem ganhar massa muscular. 

Por isso, um dos papéis do endocrinologista  também é  detectar tais deficiências e, junto ao nutricionista esportivo,desenvolver uma suplementação alimentar de acordo com a necessidade corporal do paciente (famoso trabalho multidisciplinar).

Ficou curioso?Procure profissionais de referência e veja como eles podem ajudar a melhorar seu desempenho como atleta.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?