Conheça os benefícios do tribulus terrestres

Imagem de destaque do Artigo: Conheça os benefícios do tribulus terrestres
04/06

O tribulus terrestris é uma planta fitoterápica, utilizada como adaptógeno e suplemento natural para melhorar os níveis hormonais, reequilibrando o organismo toda vez que ele se encontra alterado por algum fator. Por ser um tratamento natural para vários tipos de problema, essa planta está sendo mui...

O tribulus terrestris é uma planta fitoterápica, utilizada como adaptógeno e suplemento natural para melhorar os níveis hormonais, reequilibrando o organismo toda vez que ele se encontra alterado por algum fator. Por ser um tratamento natural para vários tipos de problema, essa planta está sendo muito procurada como alternativa para soluções médicas tradicionais que podem provocar efeitos colaterais e acarretar em outros problemas posteriores.

Consumo e benefícios

A melhoria dos níveis hormonais acaba por acarretar em diversos benefícios para o corpo humano e para demais patologias ligadas à parte hormonal. O recomendado é iniciar seu consumo, caso for orientado por um profissional, com uma dosagem diária baixa, a fim de testar a reação orgânica ao componente.

Mas afinal, para que serve essa planta e quais são seus benefícios? Vou citar algumas das aplicações:

Saúde sexual

Essa planta é capaz de aumentar os níveis de hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (F.S.H), subindo os níveis de produção de DHEA, testosterona e estrogênio. 

Através do consumo de Tribulus Terrestris e do consequente equilíbrio do metabolismo e dos hormônios, os homens têm uma melhora significativa na libido e na ereção, e conseguem uma vida sexual mais saudável e uma maior energia e disposição tanto no sexo, quanto nas atividades diárias.

Essa planta tem uma ação praticamente afrodisíaca, que se assemelha a de um viagra, ou seja, é um estimulante sexual poderoso, podendo atuar contra a disfunção sexual.

Através dos componentes ativos do Tribulus, as saponinas, responsáveis pelos supostos efeitos anabólicos e afrodisíacos, é possível que o organismo produza mais testosterona ao aumentarem os níveis de Hormônio Luteinizante (LH). De todas as saponinas presentes no Tribulus, somente a protodiscínea possui uma eficácia verdadeira no homem, e é o ingrediente mais ativo do extrato de Tribulus. Ela reduz também a produção de estrogênio no homem e aumenta o nível de receptores à testosterona, tornando os tecidos mais sensíveis a este hormônio.

Além disso, ele auxilia na produção de espermas (espermatogênese) e na regulação da ovulação das mulheres. A melhoria na resistência física também é um fator benéfico para a saúde sexual.

Menopausa

As mulheres também são muito beneficiadas com essa planta. Esta ajuda a melhorar os sintomas da menopausa como alteração de humor, dores de cabeça, depressão, ansiedade, calor extremo, entre diversos outros fatores. Essa erva também tem forte ação analgésica e pode auxiliar no alívio de dores, inclusive aquelas incômodas dores das cólicas menstruais.

Desempenho esportivo

Durante um esforço, o Tribulus permite lutar contra o cansaço, preservando os níveis de catecolaminas (noradrenalina e dopamina) que estimulam o cérebro e melhora a resistência física como um todo. 

Muito se especula que o Tribulus auxilia no ganho de massa muscular. Porém, os resultados musculares não são visíveis ao ingeri-lo. 

Sistema cardiovascular

O Tribulus melhora as condições do sistema cardiovascular, prevenindo o ser humano contra doenças como isquemia e enfarto agudo do miocárdio. Apesar de seu benefício para este caso, é preciso aliá-lo a exercícios físicos constantes e acompanhamento médico.

Para saber mais sobre outras patologias, acesse meu site: www.paulaleal.com.br e minhas redes sociais: www.youtube.com/drapaulaleal,www.facebook.com/drapaulaleal,www.instagram.com/drapaulaleal.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?