Posso usar insulina como hormônio anabólico?

Imagem de destaque do Artigo: Posso usar insulina como hormônio anabólico?
22/10

Para ganhar músculos hipertrofiados muita gente faz qualquer coisa sem pensar nas consequências que isso pode gerar na saúde. Uma das práticas que vêm sendo utilizadas por diversas pessoas é o uso de insulina como hormônio anabólico. Afinal, isso é seguro? Saiba qual é o papel da insulina no organis...

Para ganhar músculos hipertrofiados muita gente faz qualquer coisa sem pensar nas consequências que isso pode gerar na saúde. Uma das práticas que vêm sendo utilizadas por diversas pessoas é o uso de insulina como hormônio anabólico. Afinal, isso é seguro? Saiba qual é o papel da insulina no organismo e quais os riscos de utilizar a sua versão sintética para melhorar a performance esportiva.

Qual é a função da insulina no organismo?

Logo depois que realizamos nossas refeições há um aumento de glicose no sangue, que por sua vez estimula a produção de insulina.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável pela redução da glicemia no corpo, ou seja, evita que haja um acúmulo de açúcar em nosso sangue.

Sua versão sintética é utilizada nos casos em que a pessoa não consegue produzi-la adequadamente. Isso ocorre especialmente em indivíduos portadores de diabetes tipo 1 e 2.

A insulina tem um efeito anabólico?

Sim, a insulina tem um efeito anabólico e anticatabólico, já que aumenta a entrada de aminoácidos para dentro da célula muscular e reduz a quebra de proteínas musculares.

Ela também é fundamental para ativar a síntese de glicogênio, um polissacarídeo que fornece energia para os músculos. Desta forma, a insulina efetua o transporte da glicose do sangue para a célula muscular, ajudando na recuperação pós-exercício físico.

Posso usar a insulina como hormônio anabólico?

Se você não tem nenhuma doença como diabetes e não tem necessidade de tomar insulina sintética, é importante pensar duas vezes antes de tomar este tipo de droga.

Um dos motivos é que se você utiliza esse hormônio e tem uma dieta inadequada você corre o risco de ganhar gordura ao invés de perder. Isso acontece porque a insulina estimula a transformação do excesso de glicose em gordura no tecido gorduroso (lipogênese).

Outra razão ainda mais preocupante tem a ver com os efeitos colaterais que podem trazer sérios riscos à sua saúde.

Os riscos dos efeitos colaterais

Um dos maiores perigos ao utilizar a insulina como hormônio anabólico é ocorrer uma falha na dosagem. Isso pode levar a um grave quadro de hipoglicemia, no qual a pessoa pode apresentar uma crise de tremores, sudorese, confusão mental e nos casos mais graves pode levar à morte.

O maior risco é de essa hipoglicemia ocorrer à noite, quando a pessoa está mais vulnerável, já que o primeiro órgão a sofrer é o cérebro.

Saúde em primeiro lugar

É muito comum ver pessoas utilizando a insulina como anabólico de forma equivocada. Além de causar o efeito inverso, ou seja, a pessoa passa a engordar ao invés de ganhar músculos, tal atitude pode causar consequências muito graves, levando até mesmo à morte.

Lembre-se que o mais importante é manter a sua saúde em equilíbrio, por isso, não coloque seu corpo em risco sem necessidade! Pratique exercícios e tenha bons hábitos alimentares e de vida: essa é a melhor receita para conseguir um corpo definido sem prejudicar o funcionamento do seu organismo!

Se você quer melhorar sua performance esportiva de maneira saudável, fique por dentro das dicas no meu blog.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?