Quando é indicada a reposição hormonal para homens?

Imagem de destaque do Artigo: Quando é indicada a reposição hormonal para homens?
16/04

Segundo apontam os estudos, o número de homens brasileiros acima dos 50 anos tem crescido anualmente. Esses homens possuem boa saúde porém existe uma questão biológica que precisam enfrentar em sua maioria - a baixados níveis de testosterona no corpo.  É normal que esse hormônio masculino passe ...

Segundo apontam os estudos, o número de homens brasileiros acima dos 50 anos tem crescido anualmente. Esses homens possuem boa saúde porém existe uma questão biológica que precisam enfrentar em sua maioria - a baixados níveis de testosterona no corpo.

 É normal que esse hormônio masculino passe a ser produzido em quantidades menores nos homens a partir dos 45 anos de idade, e com essa diminuição, alguns homens passam a sofrer do que chamamos de hipogonadismo passando por alguns sintomas semelhantes aos da menopausa feminina.

Quando é indicada a reposição hormonal para homens?

A reposição hormonal para homens tem a função de corrigir essa quantidade de testosterona que agora é menor em seu organismo. Alguns sintomas da diminuição desse hormônio acabam influenciando na vida do homem intensamente. Veja quais são eles:

- Pouca ou nenhuma disposição para fazer atividades comunsdo dia a dia;

- Problemas com ereção;

- Problemas com a qualidade do sono;

- Diminuição da libido (desejo sexual);

Sendo assim, a reposição hormonal para homens funciona deforma a corrigir a taxa deficitária do hormônio da testosterona no organismo,amenizando os sintomas que citamos acima. Com isso, o homem sente uma considerável melhora tanto em sua vida sexual (uma das mais afetadas pela baixana testosterona) quanto em outros setores, como na disposição para praticar atividades usuais do dia a dia .

No que diz respeito à segurança da  reposição hormonal ,é preciso que ela seja ministrada de forma segura e cuidadosa, o que não pode excluir de forma alguma o acompanhamento médico,seja ela um urologista ou um endocrinologista (de preferencia ambos !).

São diversas as vias  de administração da  reposição de testosterona - injetável, gel, via oral, sublingual, implantes sendo que a boa relação médico-paciente ira determinar o melhor para cada homem. 

A reposição hormonal pode desencadear  ao câncer de próstata?

Esse é um equívoco que pode afastar muitos homens de uma grande melhoria em sua qualidade de vida! A reposição da testosterona é apenas um modo de devolver qualidade de vida ao homem através da elevação de sua testosterona a níveis fisiológicos! Trabalhos recentes mostram seguramente que não há aumento da incidência do câncer de próstata com a terapia de reposição hormonal de testosterona .

Porem ,mesmo assim,essa reposição deve ser conduzida pelo médico de modo a monitorar regularmente seus níveis hormonais evitando uma supra ou subcorreção das taxas de testosterona. Apenas o médico é indicado para tal e portanto, converse com o seu urologista e ou endocrinologista para esclarecer suas dúvidas e lhe acompanhar nessa fase tao delicada de sua vida!

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?