Ioimbina: Quais os benefícios e como ela age no organismo de quem usa?

Imagem de destaque do Artigo: Ioimbina: Quais os benefícios e como ela age no organismo de quem usa?
20/08

Há uma grande quantidade de suplementos que podem ser indicados para perda de peso e ganho de massa muscular. É justamente por essa variedade, que tantas dúvidas surgem quando tratamos do assunto. Hoje vamos entender melhor a respeito da ioimbina, quais os benefícios e como ela age no organismo de q...

Há uma grande quantidade de suplementos que podem ser indicados para perda de peso e ganho de massa muscular. É justamente por essa variedade, que tantas dúvidas surgem quando tratamos do assunto. Hoje vamos entender melhor a respeito da ioimbina, quais os benefícios e como ela age no organismo de quem usa.

Essa substância retirada de uma planta da família do café pode trazer bons resultados, mas possui também efeitos colaterais adversos. Para começar o esclarecimento, que tal conhecer mais sobre a origem e constituição desse suplemento?

O que é a ioimbina?

A ioimbina é uma substância classificada como alcaloide. A planta da qual é retirada tem o nome científico de Pausinystalia yohimbe ou pau-de-cabinda. É em razão da nomenclatura científica que o suplemento é conhecido também como Yohimbe. Trata-se de uma planta endêmica da região centro-sul do continente africano.

Para quem a utiliza como suplemento são encontradas duas formas de consumo: O extrato e o HCL. O primeiro é um pó retirado da casca da árvore, mas que a despeito disso, possui menor concentração da substância. A ioimbina HCL, por outro lado, é um produto que contém a molécula de ioimbina em si. Ela é extraída de fonte natural e acrescida de ácido clorídrico. Este produto é bastante popular entre os fisiculturistas.

Qual a função da ioimbina?

Por se tratar de um estimulante de efeito moderado, este suplemento natural é muito útil nos pré-treinos. Ela tem ainda o poder de estimular a produção de testosterona nos homens. Já para as mulheres um equilíbrio nos níveis do hormônio é proporcionado. 

Em razão desse, e de outros efeitos que causa no organismo, ela é indicada para o ganho de massa muscular. A hipertrofia vai ser possibilitada, dentre outras coisas, pela dilatação dos vasos sanguíneos. Fator este de extrema importância para que oxigênio e nutrientes cheguem em quantidades maiores aos músculos. O resultado é uma melhor recuperação das fibras musculares após treinos intensos.

Como ela age no organismo?

Além de promover a dilatação dos vasos sanguíneos a ioimbina atua sobre o sistema simpático nervoso. O mesmo responsável por ativar reações que preparam o corpo para uma fuga. Ou seja, ela favorece a liberação de catecolaminas na nossa corrente sanguínea.

Ligando-se de forma seletiva aos receptores adrenérgicos a substância termina por colaborar com a queima de gordura. Esta é inclusive uma das propriedades desse suplemento conhecidas há mais tempo. Desde 1991 existem estudos comprovando sua eficiência para o emagrecimento. E não é apenas pela capacidade de queimar gordura, mas também pelo controle de apetite que proporciona.

Outros benefícios da ioimbina e seus efeitos colaterais

A melhora de fluxo sanguíneo que resulta de consumir o suplemento pode ser especialmente favorável para os homens. O motivo é que o produto tem efeito comprovado de combate à disfunção erétil. Vale lembrar ainda que muitos termogênicos vendidos no mercado possuem ioimbina na composição. Detalhe que pode ajudar a agregar alguns dos benefícios já mencionados.

No entanto, é importante ressaltar que a substância não é livre de efeitos colaterais. O consumo do suplemento pode causar ansiedade e acelerar os batimentos cardíacos, por exemplo. Especialmente em quem já sofre previamente com problemas do gênero. Se a pessoa em questão faz tratamento medicamentoso – como nos casos de síndrome do pânico – pode haver interferência nos efeitos.

Outros resultados indesejáveis incluem suor excessivo, tremor, tontura, náuseas e vômito, dor de cabeça e aquecimento corporal exagerado. Portanto, tenha cautela ao consumir este suplemento. Para não correr riscos, busque sempre uma orientação médica especializada.

Leia outros artigos do blog

Nesse artigo você pôde tirar dúvidas a respeito da ioimbina. Um suplemento natural que pode ser benéfico para hipertrofia e emagrecimento, mas que também inspira cuidados. Aproveite para visitar outros artigos do blog e aprender mais a respeito de substâncias que fazem parte do seu dia-a-dia. Saiba como diferentes suplementos e alimentos podem afetar o seu organismo.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?