O que é nutrição esportiva e quais são seus objetivos?

Imagem de destaque do Artigo: O que é nutrição esportiva e quais são seus objetivos?
18/01

Seja para perder peso ou para estar no pico de performance atlética, a nutrição é fundamental para obter os melhores resultados. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, um dos jogadores mais atléticos do mundo e que opera no mais alto nível, possui um plano nutricional bem rígido.Mas por que seguir esse plano? Vamos ver o que é a nutrição espor...

Seja para perder peso ou para estar no pico de performance atlética, a nutrição é fundamental para obter os melhores resultados. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, um dos jogadores mais atléticos do mundo e que opera no mais alto nível, possui um plano nutricional bem rígido.

Mas por que seguir esse plano? Vamos ver o que é a nutrição esportiva e quais são seus objetivos.

Nutrição e Esporte

A nutrição esportiva visa combinar os princípios da nutrição com as necessidades de atletas profissionais, que operam no maior nível de performance para ajudá-los a cumprir seus objetivos sem sacrificar a saúde. 

Os Objetivos Gerais 

Isso existe porque, para toda atividade, é preciso consumir energia. A nutrição tem como maiores objetivos repor o que foi gasto e consumir o necessário de maneira correta. Essas práticas ajudam no armazenamento de energia para as próximas atividades e no relaxamento muscular e além de promover um melhor rendimento geral.

Com isso, os atletas estão preparados para cada sessão de treino ou para cada competição, com o alimento correto e a energia adequada para cada objetivo.  

As consequências

Isso leva a uma série de consequências positivas na composição fisiológica do atleta. Em primeiro lugar, os micronutrientes e compostos bioativos ajudam na composição da energia positiva. 

Uma alimentação correta ajuda a diminuir os efeitos do estresse oxidativo, que é normal e esperado, mas que ainda assim deve sempre ser controlado. Como se ainda não fosse o suficiente, a alimentação correta ajuda a evitar lesões e outros problemas parecidos além de ajudar sempre a manter um alto nível de performance e a melhorar o processo de descanso e recuperação.

Vamos ver a seguir alguns dos aspectos mais específicos:

Objetivos específicos

A hidratação é um dos aspectos mais importantes de qualquer acompanhamento nutricional. Parece óbvio, mas a perda de água e sódio através da transpiração pode ter diversas consequências, como perda de força muscular, dificuldade de concentração, dores de cabeça, câimbras e outros. É preciso avaliar o nível de suor de cada indivíduo para medir quanto líquido é preciso repor.  

Outro objetivo da nutrição esportiva é o controle de peso. Praticantes de MMA, por exemplo, sabem da importância da perda ou ganho de peso sem sacrificar performance. Um nutricionista esportivo vai ajudar nessa questão. 

Entendendo cada atleta 

Para qualquer atleta é fundamental entender que as dietas precisam variar de acordo com a modalidade ou mesmo dentro de um próprio esporte. Por exemplo, atletas correndo os 100m rasos precisam apostar na explosão e muita força muscular. Já em casos de maratonistas é preciso de bastante energia para aguentar uma carga de exercício extremamente longa. 

Isso significa, ainda mais em combinação com cada aspecto individual do organismo de cada atleta, de acordo com o índice de massa corporal, que para uma dieta de sucesso é preciso haver um acompanhamento bem próximo de um profissional qualificado. 

Para saber mais como manter a performance, sem sacrificar a sua saúde, acesse um de nossos textos, e siga nosso canal no YouTube e a nossa conta no Instagram.  

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?