Os segredos do abacate: Benefícios ergogênicos e propriedades nutricionais

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27/03

De vilão a mocinho: o abacate tem se tornado uma fruta muito valorizada em tempos nos quais a contagem de calorias deu lugar a uma alimentação saudável e rica em nutrientes (felizmente!). Apesar de ser, sim, uma fruta calórica, o abacate é muito rico e tem propriedades que podem contribuir muito para...

De vilão a mocinho: o abacate tem se tornado uma fruta muito valorizada em tempos nos quais a contagem de calorias deu lugar a uma alimentação saudável e rica em nutrientes (felizmente!).

Apesar de ser, sim, uma fruta calórica, o abacate é muito rico e tem propriedades que podem contribuir muito para uma dieta balanceada. Além disso, ele é considerado um alimento ergogênico, ou seja, é capaz de melhorar os rendimentos desportivos de quem come.

Poder de saciedade

Apesar de ser calórico, o abacate é uma ótima alternativa para quem está pensando em perder alguns quilinhos. Isso porque ele é rico em fibras (a cada 150g de frutas, aproximadamente 10g são de fibras) e isso ajuda a prolongar a sensação de saciedade, evitando aquela vontade de comer fora de hora. Além disso, esse nutriente também ajuda a regular o funcionamento do intestino, combatendo o inchaço que também pesa na balança.

Foi publicada uma pesquisa no Nutrition Journal mostrando que as pessoas que comiam metade de um abacate junto com o almoço tinham 40% menos fome algumas horas após essa refeição. Ou seja, um aliado da balança!

Gorduras boas

O abacate é a fruta que comprova como existem enganos quando se trata de alimentação. Ele é rico em gorduras, mas essa é mais uma das suas propriedades positivas! As gorduras presentes nesse alimento são caracterizadas como monoinsaturadas, que são consideradas gorduras boas. Na prática, elas ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e, por consequência, melhoram a saúde cardiovascular.

Além disso, esse tipo de gordura também favorece a perda de gordura abdominal, que é justamente uma das mais perigosas para a saúde.

Rico em nutrientes

Na composição do abacate há uma grande quantidade de vitaminas A e E, ambas antioxidantes que combatem o envelhecimento celular (e as doenças associadas a esse processo) e previnem o envelhecimento precoce da pele. É rico em glutationa, que além de ser mais um antioxidante ainda protege a saúde do fígado e previne vários tipos de câncer. 

Outro nutriente importante presente na fruta é o beta-sitoesterol, que tem função anti-inflamatória, ajuda na manutenção do sistema imunológico e aumenta os níveis de testosterona de uma forma positiva. Essa substância também tem um efeito antiestrogênico, que é muito bem-vindo e até previne o câncer de mama e útero nas mulheres.

Redução do estresse

A glutationa é capaz de reduzir os efeitos do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, por isso, o abacate tem um efeito calmante. Ele também ajuda na regulação do sono, graças à presença de vitaminas do complexo B e do ácido fólico.

Ganho de massa magra

100g de abacate contêm 2g de proteína, esse é um número bem alto em comparação com outras frutas, por isso, ele favorece o ganho de massa magra. Além disso, o ácido oleico, presente em sua composição aumenta a disposição para a prática de atividades físicas, que também interfere de forma positiva no resultado.

Absorção de carotenoides

Os carotenoides (presentes em alimentos de pigmentação avermelhada ou alaranjada) são muito importantes para o organismo, contribuem com a saúde dos olhos, da pele, do sistema imunológico e muitas outras funções. Estudos comprovaram que o abacate melhora a absorção dessa substância quando é associado a alimentos como mamão, cenoura, manga e outros do gênero.

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Drª. Paula Leal, CRM 93528.

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