Whey protein: Antes ou depois do treino?

Imagem de destaque do Artigo: Whey protein: Antes ou depois do treino?
01/11

Falar sobre o melhor momento para os atletas consumirem Whey Protein gera muita controvérsia. No entanto, consultar a opinião de médicos e nutrólogos de confiança ajuda a tomar a decisão correta na hora de suplementar. Afinal, Whey Protein deve ser consumido antes ou depois do treino? Entenda melhor...

Falar sobre o melhor momento para os atletas consumirem Whey Protein gera muita controvérsia. No entanto, consultar a opinião de médicos e nutrólogos de confiança ajuda a tomar a decisão correta na hora de suplementar. Afinal, Whey Protein deve ser consumido antes ou depois do treino? Entenda melhor sobre este suplemento e qual é o seu papel no organismo.

Para que serve o Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento nutricional de proteína extraída do soro do leite. Este suplemento contém aminoácidos que não são fabricados pelo nosso corpo. Eles, por sua vez, ajudam na reconstrução e hipertrofia dos tecidos e dos músculos.

O Whey Protein é muito utilizado por atletas ou pessoas que precisam repor a proteína no organismo, nutriente essencial para manter seu bom funcionamento.

O melhor momento para absorver os nutrientes

Assim que terminamos o treino nosso corpo precisa de nutrientes para repor as energias. Porém, nosso organismo demora um pouco para utilizar aquilo que ingerimos, ou seja, os nutrientes não são absorvidos no exato momento em que fazemos sua ingestão.

Ter isso em mente ajuda a entender qual é a hora ideal para consumir o Whey Protein. Afinal, quando o suplemento nutricional será melhor absorvido pelo nosso corpo?

Ingerir Whey Protein antes ou depois do treino?

Você já deve ter ouvido falar que é preciso consumir Whey Protein depois do treino, já que é o momento em que nosso corpo mais precisa receber nutrientes. Esse momento dura mais ou menos até uma hora após a realização das atividades físicas.

Porém, como sabemos que nosso corpo não utiliza os nutrientes no exato momento em que os ingerimos, se consumirmos o suplemento antes do treino teremos mais chances de ele ser utilizado logo após os exercícios.

Vantagem de utilizar Whey Protein antes do treino

Já que os alimentos que ingerimos só chegarão em nossa corrente sanguínea entre uma hora e meia e duas horas após o consumo, tomar o suplemento antes do treino fará com que o seu organismo tenha tempo de utilizar os aminoácidos no momento correto. Esse momento, aliás, é chamado de “janela de oportunidade”.

Sendo assim, no final de um treino de mais ou menos uma hora é que o corpo poderá utilizar os aminoácidos que já estarão biodisponíveis. Isso fará com que o organismo aproveite melhor a janela de oportunidade, contribuindo no ganho de massa muscular.

Conheça o seu organismo

Há estudos que mostram que consumir a suplementação antes do treino leva as pessoas a um melhor ganho de massa ou um resultado equivalente a quem o faz no final dos exercícios. No entanto, cada indivíduo deve levar em conta o que é melhor para o seu organismo! Há pessoas que preferem fazer o uso do suplemento após o treino, o que não é um problema. O importante é respeitar a sua individualidade e escolher o que funciona melhor para o seu corpo.

Para saber qual é o tipo de suplementação adequada para o seu organismo não deixe de contratar um profissional de atividade física e consultar o seu médico. Se você quer ler mais sobre o assunto, não deixe de conferir outros artigos do meu blog!

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?