4 benefícios dos aeróbios no ganho de massa muscular

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Além de muito suor, dedicação, dietas e suplementos o ambiente das academias também é cercado de muitos mitos que acabam levando as pessoas a cometerem erros que prejudicam o seu treino e a obtenção de resultados de forma mais efetiva. Dentre os vários folclores que se criaram ao longo dos anos, certamente o que diz que os exercícios ...

Além de muito suor, dedicação, dietas e suplementos o ambiente das academias também é cercado de muitos mitos que acabam levando as pessoas a cometerem erros que prejudicam o seu treino e a obtenção de resultados de forma mais efetiva. 

Dentre os vários folclores que se criaram ao longo dos anos, certamente o que diz que os exercícios aeróbicos prejudicam o ganho de massa muscular é um dos mais comuns. Porém, ao contrário do que se propaga através dessas “lendas”, várias pesquisas já concluíram que correr na esteira, bicicleta ou no elíptico, por exemplo, é uma excelente maneira de potencializar os resultados, em especial, na hipertrofia.

Desse modo, para ajudar a desmistificar este assunto, seguem alguns dos vários benefícios que os aeróbicos trazem para os praticantes de musculação.

Diminuição da gordura corporal

Pode parecer óbvio que correr na esteira, pular corda ou pedalar na bike ajudam na perda de gordura, mas o que muita gente não sabe é que este tipo de exercício é o único capaz de queimar diretamente a gordura corporal. Ou seja, ao incluir o aeróbico na rotina de treinos de musculação a pessoa acelerará o processo de perda de gordura, inclusive a subcutânea que atrapalha, por exemplo, a definição da região abdominal. Com isso, se o objetivo na academia é ter uma barriga tanquinho, é muito importante incluir os exercícios aeróbicos nos treinos. 

Melhor distribuição de nutrientes pelo corpo

Isto se dá porque ao queimar a gordura, o aeróbico “manipula” o corpo fazendo com que as calorias ingeridas sejam direcionadas para a construção dos músculos. O particionamento dos nutrientes, como esta ação é conhecida, ajuda o corpo na distribuição dos nutrientes recebidos através da ingestão de alimentos o que resulta no aumento do ganho de massa muscular.

Melhora na circulação do sangue para o músculo

Para que os nutrientes cheguem com mais facilidade até os músculos, o que leva a hipertrofia, é necessário ampliar a circulação de sangue nesses pontos para isto a prática de aeróbicos é uma grande aliada, pois quando exposto a este tipo de estímulo o músculo acaba recendo um maior volume sanguíneo o que melhora seu rendimento tanto do ponto de vista fisiológico quanto metabólico. Isto gera, por exemplo, uma recuperação mais rápida no pós-treino.

Aumento da produção natural de insulina

Praticar exercícios aeróbicos estimula a produção de insulina pelo corpo. Este hormônio é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue além de produzir benefícios anabólicos, ou seja, auxílio no ganho de massa muscular. Para se ter uma ideia da influência disso na hipertrofia, pesquisas já comprovaram que a insulina pode ser mais eficiente na construção muscular do que o hormônio do crescimento.

Conclusão

Além dessas vantagens, os aeróbicos ainda melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório, a produção de endorfina, adrenalina e noradrenalina, entre outros. Sendo assim, se o objetivo é ter ganho muscular e hipertrofia, intercalar a musculação com as práticas aeróbicas de baixa ou média intensidade, ao contrário do que muitos acreditam, só ajudará na obtenção dos resultados.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

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