Afinal, musculação é seguro para hipertensos?

Imagem de destaque do Artigo: Afinal, musculação é seguro para hipertensos?
01/10

Antigamente acreditava-se que a prática de atividades físicas podia fazer mal para quem tem problemas cardiovasculares. Tirando alguns casos específicos hoje sabemos que os exercícios não só podem ser realizados como ajudam no controle de diversas doenças. Hipertensos e a musculaçãoSempre se falou do...

Antigamente acreditava-se que a prática de atividades físicas podia fazer mal para quem tem problemas cardiovasculares. Tirando alguns casos específicos hoje sabemos que os exercícios não só podem ser realizados como ajudam no controle de diversas doenças.

Hipertensos e a musculação

Sempre se falou dos benefícios dos exercícios aeróbicos para quem sofre com hipertensão. Mas e as atividades de força, como a musculação?

Uma pesquisa realizada recentemente pela USP e pela Unifesp revelou que hipertensos que praticam musculação conseguiram reduzir a pressão por meio do exercício a níveis parecidos de quando tomavam remédios. Além dos benefícios para a pressão arterial, o estudo também mostrou que as pessoas desenvolveram uma maior flexibilidade e mais força física.

Fora todos estes pontos positivos a musculação faz com que o corpo produza substâncias que provocam a vasodilatação, melhorando o fluxo sanguíneo.

Claro que, assim como qualquer atividade física, é importante ter acompanhamento médico e um bom instrutor. Mas está mais do que claro que praticar musculação é seguro para hipertensos.

Hipertensos e a prática de atividade física

Há diversos estudos que mostram os benefícios da prática de atividades físicas para quem sofre com pressão alta. Exercícios aeróbicos como nadar, correr, caminhar, dançar. Todas são práticas essenciais para quem sofre deste problema.

Agora que você sabe que a musculação também ajuda no controle da doença já pode incluir esta prática na sua rotina - obviamente sempre com a orientação do seu médico! Além do bem-estar que os exercícios proporcionam você estará ajudando a sua saúde.

Como aproveitar melhor os exercícios de musculação?

•Antes de começar qualquer atividade física converse com seu médico e deixe todos os exames em dia;

•Procure por um profissional de atividade física que saiba da sua condição para acompanhar a quantidade de peso que se deve carregar, o ritmo da respiração, a posição mais indicada e outras questões, para a sua segurança;

•Associe o treino muscular com exercícios aeróbicos: os ganhos serão ainda maiores;

•Cuide da alimentação: evite o sal e insira vegetais, legumes e alimentos ricos em potássio e magnésio na dieta;

Será que sou hipertenso?

A hipertensão nada mais é do que um nível elevado da pressão arterial. É um problema que se torna mais comum com o aumento da idade, mas pode atingir qualquer pessoa em qualquer faixa etária.

Alguns dos sintomas que os hipertensos sofrem são: dor no peito, falta de ar, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido. Aliás, você sabia que a hipertensão pode também ser causada por distúrbios na tireoide?

Mas não espere os sintomas chegarem para procurar ajuda médica. Isso porque quando você sentir algum deles provavelmente a doença já está avançada. Visite o médico regularmente para deixar seus exames em dia!

Musculação também é saúde

Com tantos benefícios encontrados, praticar musculação é seguro para quem sofre com hipertensão. Está na hora de colocar os músculos para trabalhar! Procure um médico e um profissional de atividade física e comece os exercícios o quanto antes. Faz bem pra saúde física e ainda te traz uma sensação de bem-estar!

Leia mais sobre musculação no meu blog.

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?