Parou de treinar: 5 dicas que vão te ajudar na hora de voltar para a academia.

Imagem de destaque do Artigo: Parou de treinar: 5 dicas que vão te ajudar na hora de voltar para a academia.
23/08

Parou de treinar: 5 dicas que vão te ajudar na hora de voltar para a academia. Se você parou de treinar por conta de algum acidente, doença ou até uma viagem mais longa, pare um pouco e respeite os limites de seu corpo, ou, aproveite a viagem. Ficar um tempo parado é necessário para ter sua saúde e r...

Parou de treinar: 5 dicas que vão te ajudar na hora de voltar para a academia.

Se você parou de treinar por conta de algum acidente, doença ou até uma viagem mais longa, pare um pouco e respeite os limites de seu corpo, ou, aproveite a viagem. Ficar um tempo parado é necessário para ter sua saúde e rotina de treinos de volta. 

O problema surge quando ficar parado vira uma rotina e não é apenas tempo para recuperação ou curtição. Se você está nessa situação ou simplesmente precisa voltar para a academia, dê uma olhadela nas dicas abaixo:

Não espere ter vontade, apenas faça

Nosso cérebro nos sabota o tempo todo, é muito mais cômodo dizer que chegou cansado do trabalho e não tem energia para treinar ou para cozinhar comida rápida e saudável do que sentar no sofá e assistir seriado com um pacote de bolacha na mão, né?

A regra é: primeiro você faz e depois a vontade vem. Conforme nos exercitamos, a vontade de continuar aumenta. Essa vontade se estende para uma rotina a ponto de esperarmos ansiosos pela hora do treino! Uhul!

Você não vai começar do zero

Nós temos uma memória muscular. Recuperar o ritmo e o corpo conquistado será mais fácil do que começar como se fosse a primeira vez. As células dos nossos músculos são poli nucleadas, possuem vários núcleos, por isso, quando fazemos musculação, essas células vão crescendo e adicionando mais núcleos em seu interior. Assim há o aumento da fibra muscular.

Quando ficamos um tempo sem treinar, paramos de estimular o rompimento das fibras musculares, também paramos de crescer a musculatura e, para o desespero geral, até percebemos sua diminuição. No entanto, a boa notícia é que os vários núcleos celulares adquiridos continuam lá, só esperando o estímulo para realizar mais síntese proteica e formar mais fibras musculares.

Veja lá hein, não significa que você pode deixar de treinar por 1 ano. Mas, quando voltar para a academia, depois de um longo período sem treinar, seus músculos não terão que construir novos núcleos celulares, eles já estarão lá. Por isso o resultado será mais rápido do que quando você começou, pela primeira vez na vida, a puxar ferro. 

Qual é o seu motivo?

Tenha um porque para ir à academia. Lembre-se porque você começou e aonde você quer chegar. Seja por motivos de saúde ou por querer melhorar a silhueta. Quando temos um objetivo temos um foco e quando temos um foco temos uma motivação. Tudo fará mais sentido e o caminho não será tão árduo.

Consuma mais conteúdo sobre o assunto

Quando estamos mais a par do que acontece com nosso corpo, seja por querer mudar alguns hábitos ou apenas melhorar algo, fazemos as transformações e os exercícios com mais consciência. Isso faz com que algo abstrato comece a fazer mais sentido e o novo hábito seja melhor incorporado em nosso dia a dia. 

Leia artigos, assista vídeos do YouTube, acompanhe a vida de pessoas que te inspiram de alguma forma e comece até a reparar nos felizardos correndo na rua. São pequenos gestos que farão com que nossa mente também queira entrar nesse universo.

Vá para a academia bem acompanhado: de pessoa ou playlist mesmo

Ter uma pessoa ao lado para voltar à academia é sempre uma boa pedida. Um motiva o outro a ir quando bate a preguiça. Se não tem uma pessoa para te motivar, não se preocupe: faça uma boa playlist das músicas que você mais gosta e te deixam animado ou então, baixe aquele audiobook que você sempre quis ouvir/ler, mas nunca encontrou tempo para isso. 

Seus dias de franguinho estão contados! Não há desculpas para não voltar a treinar, ter uma excelente performance com saúde e se sentir mais disposto para as tarefas diárias. Veja meus outros artigos, acesse meu Instagram e meu canal no YouTube. Será um prazer te ajudar a ter uma vida mais saudável!

Drª. Paula Leal, CRM 93528.

Já conheçe nosso perfil do Instagram?